domingo, 4 de novembro de 2007

A arte da Apicultura

Apicultura
Acredita-se que o mel tenha sido um dos muitos produtos que o homem pré-histórico coletava para sua alimentação. Durante muito tempo o mel foi um dos poucos alimentos açucarados naturais à disposição da humanidade.
Apicultura é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem.
O homem através de estudos passou a compreender o seu mundo e aprendeu a conviver com elas respeitando as suas características e particularidades.
A apicultura, a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas existe desde o ano de 2400 a.C.. E os egípcios e gregos desenvolveram as rudimentares técnicas de manejo que só foram aperfeiçoadas no final do século XVII por apicultores como Lorenzo Langstroth (ele desenvolveu as bases da apicultura moderna).

Um comentário:

Salão de Arte disse...

A natureza compõe, decompõe e repõe com sapiência!... Tudo na natureza é reciclável e inteligentemente útil à vida e a todo o sistema que faz do universo essa magnitude!...
Ah! Se o homem soubesse se relacionar bem com essa maravilha, tudo mais estaria em harmonia com ele, pois, só e apenas o homem está em descompasso com o mundo natural...
Assim como as abelhas nos adocica a boca por um processo “natu-industrial”, o mar nos permite atingir o ponto do sabor, salinizado em pitadas o nosso paladar, a pimenta nos aquece e agita o corpo e alma com seu sabor picante, todos os sabores e saberes nos deixam em contato com o mundo externo através desse sentido que enche a nossa boca de água ou nos faz cuspi e repugnar!...
Essa reflexão foi possível graças ao seu tema professor, assim também nossos alunos serão incentivados a viajarem nessa mágica deliciosa que as abelhas nos propiciam.

Valeu pelo trabalho!